O Projeto Laboratório de Jornalismo Convergente está inserido no âmbito do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online (GJOL), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia. Congrega, em sua atual etapa, equipe executora constituída por professores pesquisadores, doutores, mestres, doutorandos, mestrandos e técnicos membros do GJOL, do Grupo de Pesquisa em Mobilidade (MOBJOR), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Como na primeira fase, prossegue contando com a participação de professores pesquisadores estrangeiros associados da Universidade da Beira Interior (Portugal).

COORDENAÇÃO

 

Suzana Barbosa

Coordenadora do Projeto Laboratório de Jornalismo Convergente. Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2007). Pós-doutora pela Universidad de Santiago de Compostela, na Espanha (2008). Professora do Departamento de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Em 2005, fez estágio doutoral no Laboratório de Comunicação e Conteúdos Online (LabCom), da Universidade da Beira Interior (Portugal). É autora do livro "Jornalismo digital de terceira geração" (Livros LabCom, 2007), de diversos artigos e capítulos de livro sobre a temática do jornalismo digital, jornalismo digital em base de dados e sobre convergência jornalística, publicados em periódicos e em coletâneas nacionais e internacionais.

Currículo Lattes

PESQUISADOR SÊNIOR

 

Marcos Palacios

Doutor em Sociologia pela University of Liverpool (1979), pós-doutor em Comunicação pela Universidade da Beira Interior (2010) e Universidade de Aveiro (2003). Professor titular de jornalismo da Faculdade de Comunicação, da Universidade Federal da Bahia - UFBA e professor catedrático visitante na Universidade da Beira Interior (Portugal). Atua na área de pesquisa e ensino de Comunicação, com ênfase em Webjornalismo, Jornalismo Comparado e Novas Tecnologias de Comunicação. Em 1996 fundou, juntamente com o Professor André Lemos, o grupo Cibercultura, pioneiro na área no Brasil; em 1998, criou o Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online (GJOL), junto com o Professor Elias Machado. É membro do Conselho Científico da ABCIBER (Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura) e pertence ao Conselho Editorial de diversas revistas científicas nacionais e internacionais. É Consultor Ad-Hoc do CNPq, da FAPESP e da CAPES.

Currículo Lattes

INVESTIGADORES ESTRANGEIROS ASSOCIADOS

 

João Canavilhas

Licenciado em Comunicação Social pela UBI e doutorado pela Universidade de Salamanca, João Canavilhas é professor na Universidade da Beira Interior (Covilhã). Para além da actividade docente, é director do URBI, o primeiro jornal online universitário em Portugal, e subdirector do Labcom Laboratório de Comunicação OnLine. O seu trabalho de investigação centra-se em vários aspectos das novas tecnologias da comunicação, nomeadamente na sua relação com o jornalismo e com a política.

Currículo DeGóis

DOUTORES

 

André Holanda

Professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,  colaborador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PPGCCC) da Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pelo PPGCCC - FACOM-UFBA.

Currículo Lattes

 

Fernando Firmino da Silva

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas - Linha Cibercultura - pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Possui Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Professor do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo na UFPB e de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Colabora com o Grupo de Pesquisa Lab 404 - Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço e Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online - GJOL. Coordena o Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Mobilidade - MOBJOR.

Currículo Lattes

 

Juliana Teixeira

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia e em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior (Covilhã/Portugal), por meio do regime de co-tutela entre as duas instituições. Atualmente, é pós-doutoranda na Universidade Federal do Piauí (UFPI), onde realiza pesquisas acadêmicas nas áreas de jornalismo audiovisual, telejornalismo e ciberjornalismo.

Currículo Lattes

 

Rodrigo Cunha

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Jornalista com especialização em Design Gráfico. Professor adjunto de Comunicação Social no Centro de Artes e Comunicação, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Investigador do Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (GJOL) e do Projeto Laboratório de Jornalismo Convergente (Labjor Convergente). Pesquisa sobre interfaces de aplicações jornalísticas em dispositivos móveis.

Currículo Lattes

 

Washington José de Souza Filho

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior, Covilhã (Portugal), com tese sob o tema "A transformação da tecnologia: as mudanças das rotinas de edição nos telejornais do Brasil e de Portugal". Possui graduação em Comunicação, habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (1982) e mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (2009). É professor do Departamento de Comunicação da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: história da televisão brasileira, o poder da televisão no brasil, critérios de noticiabilidade no telejornalismo,notícia nacional, edição no telejornalismo e convergência profissional

Currículo Lattes

DOUTORANDOS

 

Adalton dos Anjos Fonseca

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, linha de Cibercultura, na Universidade Federal da Bahia. Possui graduação em Comunicação Social nas habilitações de Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (2012) e de Relações Públicas pela Universidade do Estado da Bahia (2011) . Membro do Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-Line (GJOL). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em jornalismo online, jornalismo impresso e assessoria de comunicação

Currículo Lattes

 

Leila Nogueira

Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2005). Atualmente é professora do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Telejornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: telejornalismo, discurso e webjornalismo audiovisual, sendo este último o tema de sua dissertação de mestrado, que recebeu o Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em 2006.

Currículo Lattes

 

Talyta Singer

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, linha de Cibercultura, na Universidade Federal da Bahia. Mestre (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia na linha de Cibercultura. É graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso. Participa do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online. Desenvolve pesquisa sobre jornalismo e cultura digital.

Currículo Lattes

 

Vítor Torres

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, linha de Cibercultura, na Universidade Federal da Bahia. Mestre (2013) pelo mesmo programa, é também pesquisador do GJOL - Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-Line da UFBA e do Grupo MID - Mídias Interativas Digitais da UFMT.

Currículo Lattes

MESTRANDOS

 

Ellen Guerra Cerqueira

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (PosCom/UFBA). Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Integrante do Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (GJOL). 

Currículo Lattes

TÉCNICOS

 

Beatriz Ribas

Jornalista graduada na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (2002). Mestre (2005) e doutora (2012) em Comunicação e Cultura Contemporâneas PÓSCOM/UFBA (Conceito CAPES 5), com estágio doutoral na Universidad del País Vasco/Euskal Herriko Unibertsitatea - UPV/EHU (2007-2008). Integrou o GJOL - Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line de 2000 a 2012. Integrou a rede de pesquisa do projeto de cooperação internacional Jornalismo na Internet: Um Estudo Comparado dos Cibermeios Brasil/Espanha (CAPES-DGU 140/2007-2011). Em 2007, publicou como produto da Rede Latino-Americana para o Desenvolvimento de Metodologias e Softwares para o Ensino de Jornalismo nas Redes Digitais de Alta Velocidade (PRONEX/2004-2006), o Manual de Laboratório de Jornalismo na Internet (PALACIOS e RIBAS, 2007, EDUFBA). Experiência docente em Jornalismo na Internet e Novas Tecnologias da Comunicação aplicadas ao desenvolvimento de produtos jornalísticos. Atualmente, trabalha para o Projeto Tamar, junto à coordenação nacional, e participa do planejamento, implementação e manutenção de projetos e produtos comunicacionais para a Internet, impressos ou em vídeo, com objetivo principal de ampliar o alcance da mensagem da conservação das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção.

Currículo Lattes

ALUNOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

 

Deise Ribeiro Carvalho

Estudante de Comunicação/Universidade Estadual da Paraíba. Iniciação Científica.

 

Keliane Aparecida Tavares Barbosa

Estudante de Comunicação/Universidade Estadual da Paraíba. Iniciação Científica.

PARTICIPANTES NA PRIMEIRA FASE DO PROJETO (2011-2014)

 

Lia Seixas

Mestre e Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2008). Professora adjunta da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Publicou o livro "Redefinindo os gêneros jornalísticos" no Labcom Books da Universidade Beira Interior (Portugal). Professora de Jornalismo, atua em teorias do jornalismo, gêneros jornalísticos, narrrativa jornalística, jornalismo impresso, jornalismo digital, análise do discurso e pragmática da comunicação.

Currículo Lattes

 

António Fidalgo

Doutor em Filosofia pela Universidade de Würzburg da Alemanha (1985) e Doutor em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa (1990). Pós-doutor em filosofia pela Universidade de Harvard (1999). Professor Catedrático de Ciências da Comunicação da Universidade da Beira Interior, Portugal. Diretor do LabCom - Laboratório de Comunicação Online. Fundador da BOCC-Biblioteca de Ciências da Comunicação e do Urbi et Orbi - Jornal da Ubi, da Covilhã e do Resto. Membro do Conselho Científico da Faculdade de Artes e Letras (2009-2013).

Currículo Lattes

 

Roselyne Ringoot

Doutora e pesquisadora associada ao Centre de Recherches sur l'Action Politique en Europe (Crape) e professora no Instituito de Estudos Politicos de Rennes (IEP), França. É autora dos livros Les Genres Journalistiques: Savoirs Et Savoir-Faire (2009) e Le Journalisme En Invention (2006).

 

Nuno Fernandes

Possui mestrado em Jornalismo pela Universidade da Beira do Interior (Portugal, 2008). Tem experiência na área de Comunicação.

Currículo Lattes

 

Ieda Tourinho

Possui graduação em Comunicação Social Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe (2008). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria e Ética do Jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, redes sociais, comunidades virtuais, pesquisa aplicada e identidade. Atualmente, é aluna regular de mestrado do Programa de Pós- Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia com o projeto de pesquisa "Estratégias e atuação jornalística do portal Estadão e do site noticioso The Guardian no Twitter" ( nome provisório), orientado pelo prof.Dr. Marcos Silva Palacios. Membro do Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (GJOL) e Laboratório em Jornalismo Convergente (LabJor).

Currículo Lattes

 

Mariana Guedes

Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo - pela Universidade Estadual do Piauí, UESPI. Ex-bolsista do PIBIC Programa de Bolsa de Iniciação Científica na área de estudos do Fotojornalismo piauiense. Possui especialização interrompida em Jornalismo e Assessoria de Imprensa no Centro de Ensino Unificado de Teresina, CEUT, Teresina, PI. Atualmente é aluna do Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia, UFBA e integra os seguintes grupos de pesquisa: Laboratório de Jornalismo Convergente e Núcleo de Estudos em Jornalismo.

Currículo Lattes

 

Naara Normande

Mestranda em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Integra o Projeto Laboratório de Jornalismo Convergente, coordenado por Suzana Barbosa, e o Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online (GJOL). Pós-Graduada em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero, São Paulo. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Autora do livro "Entre uma ostra e outra: histórias de vida dos ostreicultores de Alagoas" publicado pela Edufal.

Currículo Lattes

 

Yuri Almeida

Atualmente é assessor de comunicação do Governo do Estado da Bahia e professor dos cursos de pós-graduação da União Metropolitana de Educação e Cultura e da Faculdade Social da Bahia. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em ciberjornalismo, jornalismo colaborativo e redes sociais.

Currículo Lattes

 

Adelino Mont'Alverne

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia. Membro do Grupo de Pesquisa em Cibercidades (GPC/UFBA), unidade certificada pelo CNPq, que integra o Centro Internacional de Estudos e Pesquisas em Cibercultura (Ciberpesquisa/UFBA). Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Universidade Católica do Salvador.

Currículo Lattes

 

Alberto Marques

Mestrando no Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas na Universidade Federal da Bahia - UFBA. Especialista em comunicação digital pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe. Possui experiência acadêmica na área de comunicação, com enfâse em jornalismo digital, novas tecnologias da comunicação e jornalismo de revista.

Currículo Lattes

 

Rodrigo Martins

Jornalista formado pela UFPE em 2008 tem experiência em Assessoria de Imprensa e Telejornalismo com uma passagem pela produção da TV Universitária de Pernambuco. Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela UFBA, com pesquisa sobre participação no jornalismo sob orientação do Prof. Dr. Marcos Palacios, onde também participa do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online e do Laboratório de Jornalismo Convergente projeto com apoio Fapesb coordenado pelas professoras Suzana Barbosa e Lia Seixas. Antes disso, foi assistente de pesquisa da Profª Drª Luiza Lusvarghi, na pesquisa PRODOC/Capes Grupos Regionais de Mídia - Estratégias Globais do Mercado de Comunicações e de Cultura , na UFPE. Tem experiência docente, em turmas de Graduação e Pós-Graduação em Comunicação. Atua principalmente nos seguintes temas: jornalismo digital, crítica, transparência, newsgames e navegabilidade.

Currículo Lattes

 

Joana Oliveira

Graduanda da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia - UFBA, habilitação em Jornalismo. Bolsista de Iniciação Científica (CNPq), sob orientação da Profª. Drª. Lia Seixas.

Currículo Lattes

 

Paula Morais

Estudante de graduação da Faculdade de Comunicação da Universiadade Federal da Bahia - UFBA. Membro do Núcleo de Estudos em Jornalismo, coordenado pela Profª. Drª. Lia Seixas.

Currículo Lattes

 

Renato Alban

Bolsista de Iniciação Científica (CNPq). Aluno de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia - UFBA, sob orientação da Profª. Drª. Suzana Barbosa.

Currículo Lattes

 

Wesley Miranda

Bolsista de Iniciação Científica (CNPq). Aluno de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia - UFBA, sob orientação da Profª. Drª. Suzana Barbosa.

Currículo Lattes

 

Iloma Sales

Editora A Tarde Online.

 

Juan Torres

Jornalista Correio*.

 

Marco Paulo Oliveira

Laboratório de Comunicação OnLine, LabCOM, Universidade da Beira Interior (UBI, Portugal).

 

Robson Vieira

Setor de Tecnologia A Tarde.